Criar uma Loja Virtual Grátis

Partilhe esta Página



Como realizar um culto fúnebre

Como realizar um culto fúnebre

Como realizar um culto fúnebre


Cerimônia
Na residência ou no templo
Passagens bíblicas


O ministro se posicionará ao lado do féretro e lera as seguintes passagens:
"Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá. Crês isto?" (Jo 11:25-26).
"Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar." (Jo 14:1-2).
"Eu sei que o meu redentor vive, e que por fim se levanta¬rá sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus." (Jó 19:25-26).
"Pois assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua or¬dem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Ora, o último inimigo que há de ser destruído é a mor¬te." (1 Co 15:22-23,26).


Oração
O Pai Nosso
Hino
Dados sobre a pessoa falecida e sua família
O ministro fará um rápido resumo da vida da pessoa falecida. Falará do lugar de nascimento, de onde ela veio, de sua família, do seu trabalho e de suas amizades na igreja, assim como de sua devoção a Deus. Deve ter por escrito todos esses dados confirmados pela família.


Mensagem
Se a pessoa falecida era crente em Cristo Jesus, o ministro preparará uma mensagem de conforto e encorajamento baseado na esperança do que morre em Cristo. Não deve falar dos defeitos da pessoa falecida, nem tampouco exagerar suas virtudes. Salmo 103:13-17, Filipenses 1:23 e Salmo 27:5 oferecem parâmetros apropriados para a mensagem.
Se a pessoa falecida não era crente, poderá ser dito o seguinte:
"Por ter cessado sua existência terrena, entregaremos seu corpo à terra. Terra à terra, cinza à cinza, pó ao pó. O espírito, nós o deixamos na mão de Deus. Este é o ponto final de uma vida. No sepulcro não há obras, nem conhecimento, nem sabedoria, e a ele todos nós iremos cedo ou tarde.
"Portanto, consagremo-nos hoje mesmo a meditar sobre a eternidade, e procedamos esforçadamente na realização do máximo daquilo que Deus colocou em nossas mãos. Faça¬mos o que é correto e bom.
"Confiemos naquele que diz: 'Eu sou a ressurreição e a vida; aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá eternamente.'"


Bênção pastoral
Que Deus abençoe a todos nós, e console os nossos cora¬ções atribulados por essa tão grande perda. Que Deus faça resplandecer o seu rosto sobre nós, e sua graça esteja sobre nós. Que o Senhor levante o seu rosto sobre nós, e nos dê a paz. “E que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos nós.”


No cemitério
Entrega do corpo à terra
Estando o féretro colocado sobre a abertura do sepulcro, o ministro espargirá sobre ele um punhado de terra ou de pétalas de rosas, enquanto diz:
"Por ter sido da vontade do Deus Todo-poderoso, em sua infinita providência, separar deste mundo a alma de nosso(a) falecido(a) irmão (irmã), nós entregamos o seu corpo à terra. Terra à terra, cinza à cinza, pó ao pó. Mas nós esperamos a ressurreição universal do último dia, quando a Igreja de Cristo será arrebatada, e os mortos em Cristo res¬suscitarão primeiro, na segunda vinda do Senhor, cheio de poder e majestade. A terra e o mar entregarão seus mortos, e os corpos corruptíveis dos que dormiram neles serão trans¬formados e tornados semelhantes ao glorioso corpo de Cris¬to, conforme a poderosa obra pela qual Ele pôde sujeitar a si todas as coisas."


Bênção Pastoral
"Bem-aventurados aqueles que morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, pois que descansarão de seus trabalhos”
"A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a co¬munhão do Espírito Santo seja com todos vocês, e com todo seu povo. Amém."

 

 

 

 

 

 

Curso de Liderança IEQ- Castanheiras
Pastor Cassiano